Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Balla

Bug muito estranho com áudio na versão 1809

Mensagem Recomendada

Boa noite a todos.

Amigos, estou precisando de ajuda com um problema bem estranho no áudio após atualização para o Windows 10 v1809 (compilação 17763.195) em 3 equipamentos diferentes: um notebook Acer Aspire R11 com Windows 10 Single Language, um notebook Dell Inspiron 15R com Windows 10 Pro e um desktop Megaware i5 com placa-mãe MW-H61H2-M2 e Windows 10 Pro.

O problema é o seguinte: o sistema não envia som para a saída de áudio quando o equipamento está ligado a um amplificador ou receiver assim que é ligado, mas após reiniciar o PC funciona normalmente.

O primeiro equipamento a apresentar o problema foi o Acer R11, que atualizou para a 1809 no mesmo dia em que a Microsoft liberou essa versão em Outubro (antes de ser bloqueado por causa do bug da perda de arquivos). Uso esse notebook como um Media Player, ligado via HDMI em um home theater com receiver Denon. Depois da atualização, na primeia vez que fui usá-lo não saiu nenhum som nas caixas, apesar do dispositivo de saída estar corretamente selecionado no sistema (sendo que nunca foi necessário selecionar antes, sempre que conectava a saída HDMI o sistema já reconhecia o receiver e selecionava automaticamente). Rodei a solução de problemas, que aparentemente fez as correções necessárias e pediu para reiniciar o notebook, que após isso passou a enviar o som corretamente para o receiver. Acreditei que estava tudo ok, mas no dia seguinte aconteceu a mesma coisa. Novamente rodei a solução de problemas, e depois de reiniciar tudo funcionou de novo. Na vez seguinte, mesma coisa. Mas, antes de fazer qualquer coisa resolvi simplesmente reiniciar o note, e para minha surpresa começou a funcionar. Desse dia em diante, quando vou usá-lo, ligo, espero chegar na tela de login e mando reiniciar, e assim o som funciona.

Pesquisando na net, vi que foram reportados vários problemas com áudio na versão 1809, então acreditei que quando a Microsoft resolvesse os bugs e liberasse a atualização novamente meu note voltaria ao normal.

Na semana antes do Natal todos os outros PCs aqui de casa receberam a 1809, e o Acer recebeu algumas atualizações, mas o problema continuou. Mais: o Megaware, que é ligado a um sistema 2.1 com amplificador via saída P2, começou a apresentar o mesmo comportamento do Acer. Para testar, peguei meu notebook Dell, liguei no receiver do HT pela porta HDMI, e adivinhem: mesma coisa.

O mesmo problema, em três equipamentos totalmente diferentes, com placas de áudio diferentes e usando conexões diferentes (HDMI nos notebooks, P2 no desktop)? NMHO, só pode ser um bug dessa versão do Windows 10.

O que já tentei, mas nada resolveu:
- Como já disse, rodar a solução de problemas;
- Atualizar os drivers de áudio;
- Ligar o amplificador/receiver antes do PC;
- Ligar primeiro o PC e depois o amp;
- Selecionar outro dispositivo de saída e depois selecionar novamente o dispositivo correto (o amp);

A propósito: em nenhum deles foi instalado o driver da Intel que causou vários problemas de áudio recentemente: foi uma das primeiras coisas que verifiquei.

A única ação que funciona é reiniciar o PC. Quando liga o equipamento, não adianta, não envia o som nem com reza braba.

Já cansei de pesquisar na net, mas não encontrei nada parecido com o que está acontecendo aqui em casa. Alguém poderia me dar uma luz, por favor? Obrigado!

@Baboo, como acredito que é um bug dessa versão do Windows, como poderia reportar para a Microsoft mesmo não sendo Insider?
 


Balla®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo você não é o único com este problema , eu também passei pelo mesmo , mas solucionei indo no gerenciador de dispositivos, desinstalando o dispositivo juntamente com o driver , em seguida instalar a ultima versão do driver disponível pelo site da marca do seu notebook ou PC , se conseguir avise !


ASUS N53Ta - Seagate Barracuda CP 1TB - AMD 3420M A6 - Radeon 6720G2 - 8GB DDR3 1600

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Christopher, obrigado pela resposta.

Na verdade eu já fiz isso, mas reinstalei os drivers próprios do Windows, que são os que uso atualmente. Verifiquei no site da Acer e existe um driver de áudio atualizado para o Win10, então vou testar com esse para ver se resolve. Mas, infelizmente, se for isso mesmo para os outros dois não vai ter jeito pois são máquinas mais antigas e os fabricantes não disponibilizaram drivers para o Win10. Para você ter uma ideia, meu Dell parou no Windows 7...

Depois digo se funcionou, valeu! 👍


Balla®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Balla se possível não utilize o driver disponibilizado para w10 utilize o para w7 talvez resolva , essa versao 1809 tá dando canseira , deixei uma imagem do meu sistema como está para você ver que situação mais estranha , dois drivers instalados mesma versão porem um deles não funciona e outro sim , que coisa não ? agora se eu removo o que não funciona o outro para de funcionar , nem sei como explicar uma situação dessa 

Sem título.png


ASUS N53Ta - Seagate Barracuda CP 1TB - AMD 3420M A6 - Radeon 6720G2 - 8GB DDR3 1600

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

@Katagiri, obrigado pelo link, mas esse driver não funcionou no Acer. Instala, mas quando reinicia diz que não há dispositivo de saída e quando roda a solução de problemas ele reinstala o driver padrão do Windows. No desktop ainda não pude testar pois minha filha está usando muito esses dias com um trabalho que precisa entregar. Mas não tenho muitas esperanças que vá mudar alguma coisa, infelizmente.

@Christopher, como o Acer já vem com o Win10, só tem esse driver disponível no site. E o driver genérico para Windows 7 é o mesmo que a Katagiri postou.

Mas obrigado pela ajuda mesmo assim 😊👍

3 horas atrás, Katagiri disse:

Que coisa maluca, felizmente aqui não bugou não, tou usando um driver da Asus por causa do Sonic Studio, não é a última versão.

Eu avisei que era um bug muito esquisito... kkkkkkkkkkkkk...


Balla®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Balla A solução de probemas do Windows nada vai resolver , vai ter que ser na marra mesmo kkk , a proposito voce tem algum efeito de som que voce utiliza ? tente instalar o DFX Audio Enhancer , tem como voce testar ele , ele instala um novo driver , quando instalado voce tem opção de alternar entre os efeitos e sem efeitos , mas da na mesma pois a saida é uma só kk , mas quem sabe vá tentando e nos comunicando esse troço vai ter que funcionar na marra 

tenar.png

dfx.png

@Balla qual é o ID de Hardware do dispositivo ? ( no caso o acer )

Exemplo

numero.png


ASUS N53Ta - Seagate Barracuda CP 1TB - AMD 3420M A6 - Radeon 6720G2 - 8GB DDR3 1600

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico é muito antigo e está impedido de receber novos posts. Se você quiser ajuda ou suporte, crie um novo tópico.

×
×
  • Criar Novo...