Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
PauloSGM

Uso da CPU fica em 100% quando fecho o Gerenciador de Tarefas

Mensagem Recomendada

Caros amigos, meu notebook está com o problema descrito no título. Uso um software para monitorar a temperatura e o uso da CPU (MSI Afterburner) e observei que quando abro o Gerenciador de Tarefas do Windows 10 o uso da CPU fica normal. Ou seja: consome apenas o que deveria de acordo com os programas em execução. Porém, quando eu fecho o gerenciador de tarefas o uso da CPU fica sempre em 100% e a temperatura da CPU sobe uns 10° em poucos segundos. O sistema foi recém-instalado. Não tem programas de terceiros, a não ser o Chrome, MSI Afterburner e o Speccy. Vou tirar um print aqui do momento em que estou escrevendo esse tópico com o Gerenciador aberto.  Segue:

Frio.png.825afa8cde08d5713adc2abbdd47c980.png

Agora vejam o que acontece se eu fechar o Gerenciador do Windows:

Quente.png.9810850e1b7bc2ba44c75efe685cc137.png

Isso é muito estranho. Já descartei ser bug do programa de monitoramento. Usei mais uns 3 e todos dão o mesmo resultado. Um fato que percebi enquanto eu escrevo esse tópico é que, ao abrir o gerenciador de tarefas, o clock da CPU baixa pra frequência base(1.60Ghz), mas quando fecho o programa a frequência vai para o seu limite(2.48Ghz). O multiplicador também se altera de x31 para x20 com o programa aberto. Não deveria ser ao contrário? Vejam:

Gerenciador fechado:
1.png.5057f999e6bd91732873f9176f395853.png

Gerenciador aberto:

d.png.372e576019b4c2177bede355b7c315c5.png

Vi essa mesma pergunta em outros forums e por aqui mesmo, mas o pessoal parece não ter entendido o tópico e ficam dizendo que é normal o consumo aumentar quando outro programa é aberto... Oras, isso eu sei, mas o que acontece aqui é o oposto. O consumo (e a tempertura, por consequência) aumenta quando o programa é FECHADO.

Desde já agradeço a ajuda de quem puder me ajudar. Segue a configuração do meu notebook:

Speccy.png.f4c863264466e8d3645b0087809dcd78.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei no Monitor de Recursos com o Gerenciador de Tarefas fechado e vi um processo chamado "data00.vji" que estava utilizando muitos recursos de fato, porém o mesmo ficou com status encerrado enquanto o Gerenciador estava aberto. Veja:

aberto.png.d86424c4397ec0a2917f9b597e471fcf.png

Fechei o Gerenciador e o bendito processo ficou com status em execução começou a consumir 94% da CPU:

fechado.png.5dccc19c68eb07e2adae4b5f1dcc066a.png

Matei o processo pelo próprio Monitor de Recursos, porém apareceu outro. Veja:

Renasc.png.ae19936212f52d81390c347dfca43bdd.png

Seria algum tipo de vírus que, para não ser percebido ao abrirmos o Gerenciador de Tarefas, encerra o processo automaticamente e retoma a execução depois de fecharmos? Vi aqui no Monitor de Recursos o módulos e identificadores associados. Segue: 11.png.6f1caadf2e8ceb5b3b597f7de6559446.pngidentificadores.png.e71b5528149bc1fa31fed36d98ec90ee.png

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Primeiramente qual a versão do Windows 10 está utilizando???

Se for uma versão que não seja alguma prévia, faça o seguinte teste:

1. Abra o Executar e digite msconfig

2. Em Inicialização escolha Inicialização Segura

3. Primeiro escolha a opção Mínima, confirme e reinicie o sistema. Após carregado veja se os sintomas, por você relatados, ocorrem.

4 . Caso não ocorra nada de anormal ai, faça o passo nº 1 escolhendo a opção rede. Confirme e reinicie.

5. Se no modo seguro com rede não apresentar nada. Faça uma varredura completa do seu disco com um bom antivírus de preferencia o escaneamento no boot.

☝️ Para voltar o sistema ao normal faça o passo nº 1, desmarque a Inicialização Segura, confirme e reinicie.

Que isso ai não está normal, isso é fato. Em não se tratando de uma versão prévia do W10, pode ser algum vírus que está impregnado em algum arquivo do seu HD. Agora se for versão de testes do W10 pode ser algum bug. Faça ai e poste o resultado.

Editado por lieggio

By: Lucas Lieggio

Jornalista

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...