Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mensagem Recomendada

Bom Dia

Ocorreu algum problema no servidor de um cliente, que inutilizou  todo o sistema (possui um bkp de 2016, mas nao sei se apaga algum arquivo da HD com RAID se eu restaurar) e como sou leigo resolvi formatar o sistema do zero, porém não tenho tanto conhecimento avançado de Servidores(sei fazer o básico, AD, compartilhamento e permissões de pastas).

Ontem (feriado carnaval) fiz um emergencial para o cliente, coloquei o PC em AHCI e instalei o server em HD a parte e subi a HD que tem RAID como individual apenas para o cliente usar enquanto não chega o final de semana para refazer toda a estrutura. 

O servidor possui uma placa Intel S1200V3RPS, com RAID de espelhamento e um HD separada para o Windows. Gostaria de saber se eu colocar outra HD zerada para instalar o Windows, se vou perder essa RAID onde encontra todos os arquivos do cliente, ou posso fazer que ainda manterá o link.

Como está atualmente não tem como utilizar a RAID, pois da uma tela azul e reinicia já no boot.

Agradeço desde já pela ajuda e desculpe pela falta de conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

O RAID neste caso provavelmente foi montado por hardware e em discos separados, teria que ter mais detalhes de como é a estrutura. Se o RAID trabalha só para os arquivos ou em conjunto com o sistema.

Você cita que conseguiu reaver o sistema e reconectar o arranjo individualmente, com isso você teve acesso aos arquivos do arranjo?

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, Ciro-Mota disse:

Boa tarde.

Sim a RAID está via hardware pela BIOS (modo espelhamento), a OU do AD ficava no C:\ e a Unidade E: Somente os arquivos. Estas duas unidades são HD separadas.

O sistema anterior deu algum problema que todos os serviços pararam e apresenta tela azul constante, isso foi proveniente de várias quedas de energia (possui no-break , porem não aguenta tanto tempo).

Após subir as HD em AHCI consegui acessar os docs do cliente e criar um compartilhamento básico para ele usar enquanto não resolve , porém não sei se consigo converter a Unidade C:\ para usar o modo RAID ou vou ter que formatar de novo.

O que quero fazer é linkar o "novo Windows" à HD com os arquivos, porém em modo RAID (na BIOS), nao sobe o sistema, deve ser por que eu formatei em AHCI?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Infelizmente neste caso como o sistema está inutilizável, ficará complicado recuperar os dados de AD e OU. O que você deseja é levar o Windows para a unidade onde já há o RAID hoje (E:\), neste caso você precisará realizar todo o backup dela para então proceder a instalação do Windows nesta unidade, já que seria necessária a formatação para prosseguir a instalação, e por fim repor os backups dos arquivos.

Dependendo do volume de arquivos, não recomendo mexer nele. Seria interessante um outro HD de tamanho próximo para que em conjunto com o HD single atual, você construa um outro/novo RAID 1+0 só para o sistema.

RAID via hardware só será perdido se houver alteração na BIOS para desfazer o arranjo, a formatação não deverá desfaze-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebe-se que não há redundância ai, em caso de problemas como esse, ocorre toda essa dor de cabeça para colocar o sistema "em pé" novamente. Se não dispõe de recurso físico, considere virtualizar os servidores. A versão Microsoft Hyper-V Server é gratuita e funciona como um hypervisor, nele você virtualizaria dois servidores para redundância ou uma cópia de backup para ser ativada em caso de problemas.

Que você consiga resolver o problema, traga o feedback do que conseguir.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, mas não tenho o conhecimento pra fazer isso, mas vou dar uma pesquisada, consertar esse b.o e pedir pra ele contratar uma empresa especializada pra tomar conta.  esse final de semana já conserto essa bagunça kkk.

Obrigado desde já

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...