Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Praelanthor

Problemas com desempenho de HD e outras dúvidas.

Mensagem Recomendada

Estou com um problema extremamente chato relacionado ao desempenho do meu HD secundário. Ele é novo, foi comprado em dezembro na KaBuM e se trata de um WD10EZEX. O problema ocorre INTERMITENTEMENTE:  a velocidade de leitura/escrita se torna ridiculamente baixa (de 2MB/s ou inferior, segundo o CrystalDiskMark 6.0.2 no teste "SeqQ32T1" rodando no default (5 testes de 1GB)), muito abaixo dos 150 MB/s rotulada no datasheet do produto. Este HD foi comprado com o objetivo de guardar arquivos e jogos e quando o problema acontece fica simplesmente impossível utilizar os jogos contidos nele. Por exemplo, no Fortnite, demora uma vida para carregar o jogo, e quando a partida começa as texturas e qualquer outra coisa que dependa do HD demoram demais a carregar como neste vídeo.

SISTEMA: 

-Windows 10 Pro, ver 1809. Compilação 17763.316, todos os updates em dias.

-Intel Core I3 2100, LGA1155

-placa-mãe GIGABYTE GA-H61M-DS2H rev 2.1, com a BIOS na última versão disponível " F8a "

- 6GB DDR3 :      - memorias.png.0ce835a53c7b543e5fc43c89bf1abd96.png  

Kingston 4GB e Corsair 2GB.

- SSD Kingston A400 120GB.

- Fonte Corsair CX650 com menos de 1 ano de uso.

HISTÓRICO:

Eu nunca tive antes problemas com desempenho  ou problemas para adicionar ou remover dispositivos SATA. Nessa mesma instalação do Windows haviam além do SSD Kingston mais dois HDs, um de 80GB(MAXTOR) e um de 160GB(Seagate) que foram removidos para dar espaço ao WD de 1TB, que é o centro das dúvidas deste post.

DESCRITIVO DO PROBLEMA:

I - QUANDO O HD ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE:

Eu consigo utilizar o mesmo normalmente como se não houvesse problema algum acontecendo. Ele carrega tudo perfeitamente e o comportamento dele ocorre como mostra a imagem abaixo: Todos os parâmetros dentro da normalidade, entra em atividade apenas quando requisitado e os tempos de resposta são baixos. Acessar pastas e arquivos pelo Windows Explorer não é problema algum.

43063602_TesteBom.png.e4f815cca4ede929e15f6dedfa95fc8a.png

II - QUANDO O DEFEITO APARECE:

A. E o HD Funciona PARCIALMENTE:

• A velocidade de escrita fica NORMAL, dentro do padrão (Teste Seq Q32T1) (entre 140~160 MB/s) porém a velocidade de leitura  fica prejudicada (entre 2MB/s~75MB/s quando muito);  
  • Tentar acessar os arquivos pelo Windows Explorer por vezes é possível e por vezes não, mas sempre uma demora absurda acontece até uma barra de progresso carregar no topo da janela "Meu Computador". Na minha visão é como se o sistema não estivesse conseguindo acessar o HD por algum motivo ainda desconhecido.
  • Ao executar um jogo que está no HD ele demora absurdos para carregar, mas sempre que há uma necessidade de acesso ao HD o jogo não funciona corretamente.

B. E nada funciona como deveria:

• Algumas vezes a inicialização do Windows se torna extremamente lenta e ao tentar acessar o HD ou executar testes nele acontece o seguinte: O teste não consegue ser executado, há apenas uma solicitação contínua de atividade e um tempo de resposta massivo até que o teste seja interrompido. Quando interrompida a solicitação de atividade os valores vão a zero. 1296658709_testeruim.png.cd115fc7b9169815e52433447a4b6b8d.png

Interrompido.png.8a17ef1ffe653acd8439298e3b709bfc.png

• Tentar acessar o HD pelo Explorer neste estado resulta na desconexão do mesmo (ele some do "Meu Computador"). Após a reinicialização e a verificação na BIOS, algumas vezes ele é detectado lá e outras vezes simplesmente some de lá também. Mesmo assim após sumir, ao carregar o Windows ele misteriosamente é detectado, mas fica impossível de acessar. Para ele tornar a aparecer e "funcionar" se faz necessário desligar o computador, tirar e reconectar o cabo SATA.

III - O QUE JÁ FOI FEITO PARA TENTAR RESOLVER?

A. TROCA DO CABO SATA:

Já testei três cabos SATA diferentes, dois deles que eu tinha a certeza que estavam funcionando (inclusive neste momento que escrevo o HD está funcionando normalmente com o primeiro cabo que estava conectado nele e que foi removido por estar supostamente danificado) e um que eu não tinha certeza. Realizar a troca parece resolver momentaneamente o problema, mas as velocidades tornam a cair e os problemas relatados acima já aconteceram em todos os cabos testados.

B. TROCA DO DRIVER DA CONTROLADORA:

Originalmente os drivers dos "controladores IDE ATA/ATAPI" eram da Intel, substituí pelo padrão da Microsoft e em ambos os drivers testei com cabos diferentes. Assim como a solução A, esta aqui foi momentânea e o problema tornou a aparecer.

C. PROCEDIMENTOS COM SOFTWARE:

• Atributos S.M.A.R.T não indicam nada fora do normal:

SMART.png.3e8e4a784c1c93196aa7a6fbe5e1ed93.png

• wmic diskdrive get caption,status diz que tanto o HD quando o SSD estão OK:

700025801_TesteOK.png.9d78235defd04dea324db1ec692c68d2.png

• sfc /scannow não encontrou nenhum problema:

sfc.png.6e3e52c9c4c8446ba0247d9e81be4c53.png

• chkdsk /f /r demorou cerca de doze horas (1TB com cerca de 400GB utilizados) para concluir e não encontrou NENHUM erro. Segue o log:

Nível    Data e Hora    Fonte    Identificação do Evento    Categoria da Tarefa
Informações    06/03/2019 13:07:49    Microsoft-Windows-Wininit    1001    Nenhum    "

Verificando o sistema de arquivos em D:
O tipo do sistema de arquivos é NTFS.
O rótulo do volume é Disco Local.

Uma verificaçao de disco foi agendada.
O Windows verificará agora o disco.                                       

Estágio 1: examinando a estrutura básica do sistema de arquivos...
  182272 de registros de arquivos processados.                              

Verificaçao de arquivos concluída.
  119 registros de arquivos grandes processados.                      

0 registros de arquivos inválidos processados.                    

Estágio 2: examinando a ligaçao do nome do arquivo...
  347 registros de novas análises processados.                        

221048 de entradas de índice processadas.                                

Verificaçao de índices concluída.
  0 arquivos nao indexados verificados.                             

0 arquivos nao indexados recuperados em achados e perdidos.                    

347 registros de novas análises processados.                        

Estágio 3: examinando os descritores de segurança...
Limpando 24 entradas de índice nao usadas do índice $SII do arquivo 0x9.
Limpando 24 entradas de índice nao usadas do índice $SDH do arquivo 0x9.
Limpando 24 descritores de segurança nao usados.
Verificaçao de descritores de segurança concluída.
  19389 arquivos de dados processados.                                  

O CHKDSK está verificando o diário de USN...
  9242800 de bytes USN processados.                                          

Verificaçao do diário de USN concluída.

Estágio 4: procurando clusters inválidos nos dados do arquivo do usuário...
  182256 de arquivos processados.                                                               

Verificaçao dos dados do arquivo concluída.

Estágio 5: procurando clusters inválidos livres...
  145033043 de clusters livres processados.                                    

Verificaçao de espaço livre concluída.

Nao há problemas no sistema de arquivos.
Nenhuma açao necessária.

976744447 KB de espaço total em disco.
 396272016 KB em 162497 arquivos.
     53108 KB em 19390 índices.
         0 KB em setores defeituosos.
    287147 KB em uso pelo sistema.
     65536 KB ocupados pelo arquivo de log.
 580132176 KB disponíveis em disco.

4096 bytes em cada unidade de alocaçao.
Total de  244186111 unidades de alocaçao no disco.
 145033044 unidades de alocaçao disponíveis em disco.

Informaçoes internas:
00 c8 02 00 8a c6 02 00 86 c6 02 00 00 00 00 00  ................
5b 01 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00  [...............
"

• Teste com as próprias ferramentas da WD:

Rodei os testes com os softwares da WD eis os resultados no Data Lifeguard Diagnostic para Windows: Reparem que o resultado muda de acordo com o  comportamento do HD. Os testes foram realizados no mesmo dia, na mesma porta com o mesmo cabo SATA e com o mesmo ponto de alimentação da fonte com uma diferença de horas apenas. Um ocorre normalmente e dura cerca de dois minutos para finalizar e o outro falha exatamente com oito segundos sempre.

quick.png.f918bd1cd87f41404d6e1a5a5828060c.png

1867643659_Quick2.png.ac0409392524be59f09dc8e520d75951.png

Inclusive fiz mais um teste no momento em que escrevia este post:

672121760_testatual.png.d148a1632526dc5cb5bd83715ae4a324.png

Na mesma ferramenta da mesma empresa, só que para versão DOS os testes ocorreram normalmente:

1260381747_quickdlg.thumb.JPG.79ee2d6ceec7d003fa56be02ac4cbd37.JPG

1809039086_extendidodlg.thumb.jpeg.893e97981f8286e29d7ffaf2325a992f.jpeg

D. TROCA DE PORTA SATA:

Aqui aconteceram bizarrices que eu nunca vi antes e que são a origem das minhas dúvidas (nunca precisei ficar mexendo nas entradas para diagnosticar algo). Segue a imagem das entradas da minha placa-mãe com as conexões atuais:

atual.png.17672b966d77183ff8623e22e054c339.png

Para verificar a integridade da porta onde o HD está conectado eu simplesmente desliguei e movi da SATA1 para a SATA2. Depois disso o computador não deu vídeo, só tornou a dar vídeo e reconhecer o HD depois de um reset CMOS pela retirada da bateria. Quando o Windows carregou depois de muita demora o HD de 1TB que é da WD foi reconhecido dentro do sistema como se fosse o MAXTOR de 80GB que eu havia removido e que ocupava essa porta antes. Intuitivamente eu desinstalei os drivers dos outros discos que estavam ocultos lá no Gerenciador de Dispositivos e reiniciei o computador. Ao reiniciar o HD foi reconhecido porém sem a letra "D:" ligada a ele e sem nenhuma forma que eu conheço de acessar os meus arquivos. E finalmente ao ligar o HD na SATA3 nada acontece..., o computador simplesmente TRAVA na primeira tela de apresentação da BIOS. Meus arquivos e o HD em si só se tornam acessíveis novamente depois que eu retorno a conexão à porta SATA1. Depois disso o Gerenciador de dispositivo se encontra assim:

dispositivos.png.81f22085184594aff0ae8b0f0e81a45b.png

Finalmente vamos às perguntas:

1 - Já aconteceu situação parecida com algum de vocês? Isso é normal de eu ter que fazer as ligações SATA sem a bateria CMOS? É como se de alguma forma as informações do que é plugado nas portas fosse salva em algum lugar e gerasse algum tipo de conflito.

2 - Por qual motivo tem uma instância do driver do HD em cada uma das portas que pluguei (exeto na SATA3 que faz a BIOS travar) e o que significa aqueles artefatos "( @;@ ( 8 " na última instância?

3 - Diante do que foi relatado até agora, existe alguma configuração no Windows 10 que me permita trocar de porta SATA sem perder os arquivos que estão no HD? Tem algum procedimento que eu tenho que fazer no Windows 10 ANTES de mover o disco de porta SATA?

Desculpem o texto logo, quis dar o máximo de detalhes possíveis pois nunca passei por situação parecida e quero ter certeza de qual é o defeito antes de retornar o HD à garantia. Precisando de mais detalhes é só informar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

• Criar Novo...