Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
Pedroow

Windows10Debloater Funciona?

Mensagem Recomendada

Olá a todos! Tudo certo?

Venho ultimamente me perguntando se os apps "modernos" e os jogos que vem pré instalado no Windows 10 atrapalha no seu desempenho. Então ví alguns tutoriais americanos indicando esse Windows10Debloater que é executado pelo powershell e promete remover tudo que é inútil que vem por padrão no w10. Gostaria da opinião de vcs. Obrigado ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedroow, eu acho muito importante essa questão de bloatware, considerando principalmente o lado do usuário. A primeira pergunta que se deveria fazer é: o usuário vai querer isso no computador dele? Mas algumas empresas adotam a política de implementar seus produtos e avanços tecnológicos à revelia dos usuários. Quase sempre fica aquela sensação de que estão "querendo empurrar" algo contra a nossa vontade.

No caso do Win10 tem isso. Um exemplo: quantas pessoas no mundo precisam de qualquer tipo de app só para ver (sem nem falar em criar) objetos 3D? Se a ideia for ir adaptando os usuários para novas tecnologias que virão, incluir um app desse tipo pode até ser válido, mas o usuário não pode ter o direito à escolha? Se as empresas querem implantar avanços, que o façam, mas com a concordância explícita de quem vai usar o produto.

Pessoalmente, eu não sou um grande fã de jogos. Antigamente, aqui e ali me distraía com um Minesweeper ou Solitaire, e hoje vou de Jet Ball ou WordBrain no smartphone, que jogo muito de vez em quando. E no meu PC jogo ainda mais raramente. Então, para que vou querer Xbox, Barra de Jogo e outros penduricalhos nele?

Neste ponto, a questão nem é se ocupa muito ou pouco espaço, usa pouca ou muita memória, atrapalha ou não o desempenho. Penso que é bem mais simples: se não é preciso, por que está lá?

E aí deve prevalecer a soberania do usuário sobre o que é dele.

Pedroow, li a respeito do Windows10Debloater no The Windows Club e vou dar uma olhada. Na sequência eu te informo a minha experiência com ele.

Desktop: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
Laptop: Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Paultx disse:

Pedroow, eu acho muito importante essa questão de bloatware, considerando principalmente o lado do usuário. A primeira pergunta que se deveria fazer é: o usuário vai querer isso no computador dele? Mas algumas empresas adotam a política de implementar seus produtos e avanços tecnológicos à revelia dos usuários. Quase sempre fica aquela sensação de que estão "querendo empurrar" algo contra a nossa vontade.

No caso do Win10 tem isso. Um exemplo: quantas pessoas no mundo precisam de qualquer tipo de app só para ver (sem nem falar em criar) objetos 3D? Se a ideia for ir adaptando os usuários para novas tecnologias que virão, incluir um app desse tipo pode até ser válido, mas o usuário não pode ter o direito à escolha? Se as empresas querem implantar avanços, que o façam, mas com a concordância explícita de quem vai usar o produto.

Pessoalmente, eu não sou um grande fã de jogos. Antigamente, aqui e ali me distraía com um Minesweeper ou Solitaire, e hoje vou de Jet Ball ou WordBrain no smartphone, que jogo muito de vez em quando. E no meu PC jogo ainda mais raramente. Então, para que vou querer Xbox, Barra de Jogo e outros penduricalhos nele?

Neste ponto, a questão nem é se ocupa muito ou pouco espaço, usa pouca ou muita memória, atrapalha ou não o desempenho. Penso que é bem mais simples: se não é preciso, por que está lá?

E aí deve prevalecer a soberania do usuário sobre o que é dele.

Pedroow, li a respeito do Windows10Debloater no The Windows Club e vou dar uma olhada. Na sequência eu te informo a minha experiência com ele.

Concordo completamente... Muito obrigado pela ajuda e ficarei aguardando sua resposta então.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, BrazilianUser disse:

Nenhum aplicativo ou programa pré instalado no Windows 10 atrapalha no desempenho, até porque ocupam 0% de CPU e apenas alguns MB ou KB de RAM. Se for falar de jogos, eles nem se executam em segundo plano.

Muito obrigado pela resposta! Tmj!

Compartilhar este post

Link para o post

Rodei o Windows10Debloater aqui, seguindo a recomendação: criei antes um ponto de restauração e lancei a versão GUI.

Debloat-Window-10_6.jpg.56fbb2304842e61f71f57cea8319ea0f.jpg

Não achei detalhes sobre as opções Remove Bloatware With Blacklist Remove Bloatware Without Blacklist, mas resolvi escolher a primeira, para testar. Gostaria de entender melhor como funcionam essas opções.

Vou tentar depois achar algo a respeito. Mas vejam abaixo que há a indicação "Removing Bloatware with a specific blacklist",  que dá a entender que uma lista negra específica está envolvida, mas qual? Faltou conhecimento e controle para o usuário neste caso.

Depois de alguns minutos o script parou e não houve uma linha avisando que encerrou tudo, então resolvi fechar. O arquivo de log registrou o seguinte:

2019-03-17_111402.thumb.gif.fb3a2922d2bbb64ff71a5dbf3bf2d2cc.gif

Há coisas aí que eu nem sabia que existiam, poucas que conheço bem, outras que não uso nem nunca usei e algumas que simplesmente odeio, como Skype, OneNote, Pessoas e Mapas.

Dos apps que eu efetivamente uso de vez em quando e ele removeu está o Feedback Hub, canal para reclamações e sugestões sobre o Win10.

Mesmo não registrando no log, ele também removeu apps que eu próprio instalei: o Duplicate Cleaner Free e o Autodesk SketchBook.

E entre os listados na página oficial que seriam removidos, ele não removeu Câmera e Sticky Notes. Talvez isso tenha a ver com a tal lista negra. Ou não...

Embora tenha limado vários itens relacionados a Xbox, a Barra de jogos ficou aqui. De novo, pode ser que tenha a ver com a lista negra, ou talvez com a versão do Windows10Debloater. Vamos ver.

Respondendo à pergunta inicial do thread: o Windows10Debloater funciona. Mas com alguns detalhes citados acima.

Bom, foi isso. Na semana que vem, com o uso no dia a dia vou saber do que vou sentir falta e, principalmente, se vai haver algum problema decorrente dessa mudança. E aí eu posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns aplicativos já conseguem ser nativamente removidos, outros poderão ser removidos na build 19H1 próxima. O que o app faz nada mais é do que uma forma de remoção automática de algo já conhecido:

https://www.baboo.com.br/tutorial-dicas-windows-10/como-remover-os-apps-padrao-do-windows-10/

Desabilitar Cortana e Telemetria são itens que costumeiramente causam problemas no Windows. Eu particularmente não indico o uso desses programas e conforme foi dito, são itens que não atrapalham o desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ciro-Mota, tudo o que disseste é verdade, e enfatizo a frase "remoção automática", que implica evitar a tarefa chata (pelo menos para mim) de copiar e colar vários itens e substituí-la por uma ação única.

No entanto, ressalto ainda que a pergunta do OP foi para saber se o Windows10Debloater funciona, o que procurei responder como possível.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, mick.07 disse:

Obrigado pela ajuda! Passei ele aqui e não encontrou nada que pudesse ser removido.

Screenshot_2.png

4 horas atrás, Ciro-Mota disse:

Alguns aplicativos já conseguem ser nativamente removidos, outros poderão ser removidos na build 19H1 próxima. O que o app faz nada mais é do que uma forma de remoção automática de algo já conhecido:

https://www.baboo.com.br/tutorial-dicas-Windows-10/como-remover-os-apps-padrao-do-Windows-10/

Desabilitar Cortana e Telemetria são itens que costumeiramente causam problemas no Windows. Eu particularmente não indico o uso desses programas e conforme foi dito, são itens que não atrapalham o desempenho.

Obrigado pela ajuda Ciro-Mota! Mais um motivo para me deixar com uma grande expectativa para essa nova versão do Win10 haha.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Paultx disse:

Rodei o Windows10Debloater aqui, seguindo a recomendação: criei antes um ponto de restauração e lancei a versão GUI.

Debloat-Window-10_6.jpg.56fbb2304842e61f71f57cea8319ea0f.jpg

Não achei detalhes sobre as opções Remove Bloatware With Blacklist Remove Bloatware Without Blacklist, mas resolvi escolher a primeira, para testar. Gostaria de entender melhor como funcionam essas opções.

Vou tentar depois achar algo a respeito. Mas vejam abaixo que há a indicação "Removing Bloatware with a specific blacklist",  que dá a entender que uma lista negra específica está envolvida, mas qual? Faltou conhecimento e controle para o usuário neste caso.

Depois de alguns minutos o script parou e não houve uma linha avisando que encerrou tudo, então resolvi fechar. O arquivo de log registrou o seguinte:

2019-03-17_111402.thumb.gif.fb3a2922d2bbb64ff71a5dbf3bf2d2cc.gif

Há coisas aí que eu nem sabia que existiam, poucas que conheço bem, outras que não uso nem nunca usei e algumas que simplesmente odeio, como Skype, OneNote, Pessoas e Mapas.

Dos apps que eu efetivamente uso de vez em quando e ele removeu está o Feedback Hub, canal para reclamações e sugestões sobre o Win10.

Mesmo não registrando no log, ele também removeu apps que eu próprio instalei: o Duplicate Cleaner Free e o Autodesk SketchBook.

E entre os listados na página oficial que seriam removidos, ele não removeu Câmera e Sticky Notes. Talvez isso tenha a ver com a tal lista negra. Ou não...

Embora tenha limado vários itens relacionados a Xbox, a Barra de jogos ficou aqui. De novo, pode ser que tenha a ver com a lista negra, ou talvez com a versão do Windows10Debloater. Vamos ver.

Respondendo à pergunta inicial do thread: o Windows10Debloater funciona. Mas com alguns detalhes citados acima.

Bom, foi isso. Na semana que vem, com o uso no dia a dia vou saber do que vou sentir falta e, principalmente, se vai haver algum problema decorrente dessa mudança. E aí eu posto aqui.

Nossa! Sua analise ficou ótima! Agradeço mais uma vez pelo suporte. Vou fazer um ponto de restauração e executar aqui, afinal, sempre quando lança uma nova versão do w10 eu formato mesmo, então não tenho nada a perder haha.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando o Windows 10 Insider preview Build 18855 e com exceção da loja os demais apps modernos que vem pré instalados tem opção de serem desinstalados. No próprio menu de contexto, ao se clicar com o botão direito do mouse em cima da "tile" de algum app moderno que deseja remover, aparece a opção desinstalar. Veja imagem:

desinstalarappmoderno.jpg

Ao que tudo indica agora deve se tornar possível remover qualquer aplicativo presente no Windows 10. Exceto a loja de aplicativos.

By: Lucas Lieggio

Jornalista

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico é muito antigo e está impedido de receber novos posts. Se você quiser ajuda ou suporte, crie um novo tópico.

• Criar Novo...