Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo
gu_

sandboxie ou malwarebytes anti-exploit

Mensagem Recomendada

percebo vendo os logs do mbae que quando inicio o navegador com sandbox, o mbae não funciona. A dúvida é: qual seria a opção mais segura, usar sandboxie ou mbae?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

perguntei sandboxie ou mbae 

não perguntei sandboxie ou mbae ou VM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Utilize ambos.

Eu utilizo ambos os programas e sempre meu antivírus e o malwarebytes entram em ação assim que eu acesso algum site suspeito, se isso não ocorre com você, algo deve estar errado.

E lembre-se que nenhum sistema é seguro, enquanto um antivírus e um antimalware te protegem de ameaças que a todo instante são criadas, a sandboxie apenas cria um "ambiente isolado", mas assim como todo o software, isso também pode ser burlado:

 

O próprio site do sandboxie diz: 

image.png.68087aacac12c31a08d19f84b920397b.png

image.png.187b60fd0b30e66a8ceb676c5577dd58.png

image.png.753f598536d9221c4f34fc0af3b5ce55.png

 

1- "Sandboxie remove vírus?"

"Sim, mas não no sentido que o Sandboxie descarta apenas os vírus e deixa o resto intacto. O que o Sandboxie faz é deletar tudo na caixa de areia, que deleta também todos os vírus, alterações (boas ou ruins) que foram realizadas pelo programa que foi executado com a supervisão do Sandboxie"

2- "Sandboxie é um antivírus?"

"Não. Apesar do Sandboxie ser uma contramedida contra softwares maliciosos, ele funciona de uma maneira diferente de um tradicional antivírus. Ao contrário do antivírus, o sandboxie não tenta identificar ou diferenchar um programa bom ou ruim. Um antivírus pode não identificar um novo vírus, e pode deixa-lo "sair" e infectar seu computador. O sandboxie, por outro lado, considera todos os programas como potencialmente perigosos, e não deixa que nenhum deles tentem modificar seu computador de alguma forma"

3- "Eu deveria usar o Sandboxie ao invés de um antivírus?"

"Não. O Sandboxie pode impedir que um vírus na caixa de areia escape para o seu computador. Porém, o melhor a se fazer é impedir que o vírus seja executado em primeiro lugar. Então é uma boa ideia usar um antivírus para prevenir ameaçar conhecidas, enquanto confia no Sandboxie para ser sua primeira linha de defesa contra ameaças que ainda não são conhecidas pelos antivírus"

4-  "O Sandboxie é 100% infalível?"

"Não, mas ele tenta ser o mais próximo possível a 100%. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que o Sandboxie nunca vai ser o unico software no seu computador. Seus outros softwares, incluindo seu S.O Windows, podem ter falhas de segurança que podem ser aproveitadas por algum virus que um software de segurança não pode evitar. Então sempre é importante manter seus programas atualizados. Como dizia o ditado, "O unico computador verdadeiramente seguro é aquele enterrado em concreto, com energia desligada e com o cabo de rede cortado"."

 

Ou seja, o antivírus não é descartável mesmo com o Sandboxie ou mesmo uma VM. Lembre-se novamente que todo e qualquer tipo de software é burlável, inclusive as VMs já foram hackeadas diversas vezes:

https://www.baboo.com.br/seguranca/pwn2own-2019-virtualbox-vmware-workstation-e-o-navegador-safari-sao-hackeados-com-sucesso-no-primeiro-dia/

https://www.baboo.com.br/seguranca/pwn2own-2018-microsoft-edge-safari-firefox-e-virtualbox-foram-hackeados-com-sucesso/

https://www.baboo.com.br/seguranca/pwnfest-2016-resultados/

 

Veja também:

 

 

Editado por GabrielLV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...