Este fórum foi descontinuado. LEIA AQUI e participe da Comunidade BABOO :)

Ir para conteúdo

Mensagem Recomendada

Postado (editado)

Bom dia!
Estou num beco sem saída, tentei algumas coisas, porém ainda não deu certo.
Tenho uma planílha de controle de atendimentos realizados. Nela tenho uma tabela que contabiliza o status de cada atendimento. Para facilitar uso uma lista suspensa com validação de dados, então fica tudo padronizado.

Porém, agora tenho um novo status para utilizar, que seria quando tenho um retorno de um atendimento já em andamento, então faço o registro em um novo número e marco o status  desse novo número como "Concluído(Sendo tratado pelo atendimento 1234567)".

Meu problema é que o número de atendimento varia e não passa na validação de dados. Alguém sabe alguma forma de validar somente o texto? Por exemplo, que na lista suspensa ficasse "Concluído(Sendo tratado pelo atendimento XXXXXXX)" onde o XXXXXXX fosse algum termo ou fórmula que ficasse em aberto para preencher com o número do atendimento.

Editado por Duaaardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2019 at 12:23 PM, Duaaardo disse:

Meu problema é que o número de atendimento varia e não passa na validação de dados.

Na caixa de diálogo da Validação / Alerta de erro / desmarque Mostrar alerta de erro ...

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Foi a primeira coisa que fiz, só que tem a validação de dados por um propósito, preciso garantir que tudo será preenchido corretamente pra não gerar o retrabalho de manualmente ter que ficar contabilizando o trabalho das pessoas que usam a planilha. Na primeira manhã sem a validação já tava tudo zoado e teve que voltar a fazer tudo manual pq cada um quer preencher como queria.

Editado por Duaaardo

Não ofender ninguém

Compartilhar este post

Link para o post

É possível solução via macro, retorne se houver interesse e confirme se o número a ser acrescentado é o que está na coluna A.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa se ofendi o senhor, não quis invadir seu ambiente, incomodar sua pessoa ou infringir termos de uso.

Perdão desperdiçar seu tempo, desconhecia seu padrão de recebimento de demanda, não consegui imaginar todas as informações que o senhor precisaria. Falha minha.

Além de desabilitar a validação de dados, que não deu certo, pois como dito a intenção é padronizar, também fiz algumas pesquisas, dentre elas tentei utilizar a função "esquerda", mas não deu certo. Como nunca a usei, posso ter errado. Também pensei em inserir o número separadamente e concatenar, mas não tenho autorização para mudar o formato da planilha.

Não são os valores da coluna A, serão preenchidos pelo usuário por números que podem ou não estar na planilha.

Agradecido e certo de sua prestimosidade 😊

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se atende:

Instale uma cópia do código abaixo no módulo da planilha Plan1, assim:
1. copie o código daqui
2. clique com o direito na guia daquela planilha e escolha 'Exibir Código'
3. cole o código na janela em branco que vai se abrir
4. feito! 'Alt+Q' para retornar para a planilha e testar

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
 Dim p As String
 If Intersect(Target, [H22:H76]) Is Nothing Or Target.Value <> _
  "CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO XXXXXXX)" Then Exit Sub
  p = InputBox("INSIRA ABAIXO O NÚMERO DO PROTOCOLO" & vbLf & "EM SEGUIDA CLIQUE EM OK OU APERTE Enter")
  If p = "" Then Target.Value = "": Exit Sub
  Target.Value = "CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO " & p & ")"
End Sub

funcionamento - ao selecionar uma célula no intervalo H22:H76 e escolher na lista de Validação a opção CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO XXXXXXX) (adotei esta opção pois não encontrei a opção Concluído(Sendo tratado pelo atendimento XXXXXXX) que você citou no primeiro post; altere no código se precisar), o código irá solicitar a inserção do número do protocolo em uma Caixa de Entrada, em seguida o código irá colocar na célula a opção escolhida, sendo XXXXXXX substituído pelo número do protocolo inserido na Caixa.

obs. a Validação na sua planilha de exemplo aceita conteúdos fora da lista, então sugiro que seja refeita antes de testar o código.

Osvaldo

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/04/2019 at 5:07 PM, osvaldomp disse:

Veja se atende:

Instale uma cópia do código abaixo no módulo da planilha Plan1, assim:
1. copie o código daqui
2. clique com o direito na guia daquela planilha e escolha 'Exibir Código'
3. cole o código na janela em branco que vai se abrir
4. feito! 'Alt+Q' para retornar para a planilha e testar

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
 Dim p As String
 If Intersect(Target, [H22:H76]) Is Nothing Or Target.Value <> _
  "CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO XXXXXXX)" Then Exit Sub
  p = InputBox("INSIRA ABAIXO O NÚMERO DO PROTOCOLO" & vbLf & "EM SEGUIDA CLIQUE EM OK OU APERTE Enter")
  If p = "" Then Target.Value = "": Exit Sub
  Target.Value = "CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO " & p & ")"
End Sub

funcionamento - ao selecionar uma célula no intervalo H22:H76 e escolher na lista de Validação a opção CONCLUÍDO(SENDO TRATADO ATRAVÉS DO PROTOCOLO XXXXXXX) (adotei esta opção pois não encontrei a opção Concluído(Sendo tratado pelo atendimento XXXXXXX) que você citou no primeiro post; altere no código se precisar), o código irá solicitar a inserção do número do protocolo em uma Caixa de Entrada, em seguida o código irá colocar na célula a opção escolhida, sendo XXXXXXX substituído pelo número do protocolo inserido na Caixa.

obs. a Validação na sua planilha de exemplo aceita conteúdos fora da lista, então sugiro que seja refeita antes de testar o código.

Testei aqui, ficou perfeito!

Mais uma vez, muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

• Criar Novo...