Este fórum ficará ativo até 15/Jun/2019. LEIA AQUI.

Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Paultx

Problema com arrastar e soltar: UAC

Mensagem Recomendada

Há alguns meses tive problema com o arrastar e soltar no Windows 10. Não funcionava principalmente no Gmail (arrastar anexos). Depois vi que afetava outros aplicativos, como Format Factory, IrfanView etc.

Buscando soluções na Web, achei algumas envolvendo reiniciar o serviço do Explorer, finalizar sua árvore de processos e tal. Mas o problema sempre voltava ao religar o PC. Então achei uma solução que resolveu definitivamente: desabilitar a UAC em uma certa chave do Registro do Windows.

Alguém sabe me explicar por que a Microsoft atrelou um recurso muito utilizado no dia a dia a uma configuração de segurança tão importante?

Desktop: Windows 10 Pro - 64-bit • Intel Core i7 • 12 GB RAM
Laptop: Windows 10  Pro - 64-bit • Intel Core i5 • 6 GB RAM

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não atrelou, isso foi pontual com você. Uso Windows 10 em casa e 7 no escritório e ambos nunca tiveram esse problema.

Muita gente credita seus defeitos sempre ao Windows, mas os mesmos dificilmente ocorrem se você tiver uma instalação do Windows absolutamente pura, sem nenhum programa de terceiros. Sei que isso é inviável, mas mostra que esses bugs vêm de interferências desses outros softwares.

Compartilhar este post

Link para o post

Atrelou, sim, no sentido de criar vínculo.

Tanto assim que, no tutorial abaixo, uma das opções é exatamente desabilitar o UAC pelo Registro.

12 quick fixes if you can’t drag and drop in Windows 10

Lembrando que eu já o tinha supostamente desabilitado completamente nas Configurações de Controle de Conta de Usuário (opção Nunca notificar). Se é preciso desabilitar pelo Registro para solucionar outro tipo de problema e, principalmente, se aplicativos de terceiros podem modificar e até corromper essas configurações do sistema, concluo que não são tão protegidas assim.

Pode-se argumentar que minha decisão de desabilitar totalmente o UAC expõe o sistema a riscos como os citados. Mas e quando o arrastar e soltar não funciona mesmo com o UAC habilitado, como ocorreu antes no meu PC?

Outra coisa: se um site especializado em Windows indica tal solução, certamente ela não é pontual ao meu caso e deve ocorrer com maior frequência. Aliás, essa mesma solução aparece na comunidade Microsoft Answers. E achei até alguém dizendo que o Windows 10 impede o Explorer de rodar com privilégios administrativos, o que resultaria também no problema do arrastar e soltar, sendo a solução apagar outra chave do Registro. Tudo, claro, envolvendo riscos.

O fato é que um recurso tão útil está criando transtornos que não deveriam existir, pois é um conceito básico na usabilidade do sistema e que ajuda bastante até na produtividade profissional.

Talvez uma explicação para o meu caso em particular seja a minha participação no Windows Insider, que instala atualizações nem sempre estáveis e às vezes contendo erros que só serão corrigidos mais tarde.

Uma coisa é certa: desde que o conceito "drag and drop" existe e o venho usando no Windows, que creio remontar ao Windows 95, eu nunca tive esse problema específico. Só no Windows 10. E olha que usei, praticamente todos os dias, todas as versões do Wndows desde o 3.1 até o 10, tanto em casa quanto no trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Sim, nas versões 3.x eu comecei usando a 3.1, passando depois para 3.11. Não usei a 3.0.

Em termos de opinião, sou contrário a que a Microsoft revogue à minha revelia os "privilégios" que tenho no uso do sistema. E que ela trabalhe mais para impedir que terceiros desarrumem a casa dela. Eu sempre paguei pelo Windows e o quero cada vez melhor, não pior, e sem que tenha de recorrer a soluções às vezes arriscadas para esse sistema que já deu provas mais que suficientes de vulnerabilidade ao longo dos anos.

Sempre fui muito criterioso e cuidadoso no uso dele e sempre pesquisei muito antes de fazer ou instalar qualquer coisa nele. E por isso fui premiado com um pequeníssimo número de problemas em várias décadas, até mesmo com versões menos cotadas como ME e Vista. E justo com o propalado "melhor Windows" eu vou ter dor de cabeça? Não pode!

Vou sugerir no Hub de Comentários que deem atenção especial a esse caso. Quem sabe eles solucionam isso definitivamente.

Editado por Paultx

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Paultx disse:

Em termos de opinião, sou contrário a que a Microsoft revogue à minha revelia os "privilégios" que tenho no uso do sistema.

Não foi uma revogação à revelia, tanto é que qualquer usuário administrador desativa o UAC. Eu sempre o faço. O que houve no seu caso, vou repetir, foi um defeito pontual, certamente causado por uma infeliz conjunção de fatores.

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, Catelan disse:

Não foi uma revogação à revelia, tanto é que qualquer usuário administrador desativa o UAC. Eu sempre o faço. O que houve no seu caso, vou repetir, foi um defeito pontual, certamente causado por uma infeliz conjunção de fatores.

Estou falando da revogação de privilégios administrativos no Explorer, conforme citei via link. Vale lembrar da época em que a Microsoft adotou uma política de segurança que lançava uma mensagem de alerta a cada vez que o usuário usava o copiar/colar a partir de um website. Isso era tão chato que acabou sendo removido e sumiu de vez. A boa notícia é que recentemente a Microsoft resolveu ouvir mais os seus usuários. Estamos num caminho promissor.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...