Conheça os Cursos do BABOO para usuários avançados e profissionais de TI

Ir para conteúdo
ThiagoAMD

O que eu preciso pra fazer uma lan-house?

Mensagem Recomendada

Amigo,

Também estou montando uma LAN House (está em processo de conclusão)... é vou te dizer uma coisa... antes de qualquer coisa pense e repense em todos os detalhes possíveis, ou seja, você deve pensar desde o preço de um conector RJ45 até a liberação do alvará para abertura da Loja.

Eu e mais 2 sócios estamos a 2 meses na penúria para abrir uma LAN House, no inicio pensávamos que era moleza, pois devido ao meu conhecimento em informática parecia ser fácil, porém ao fazermos um estudo de caso e uma analise de mercado a coisa mudou completamente de figura, concluí que a analise deve ser vista por um prisma bem maior do que o inicial.

O investimento em uma LAN House contendo 26 máquinas, mais 2 Servidores (compradas a preço de custo), licenças de software (jogos, sistema operacional e aplicativo para o gerenciamento) e toda a estruturação de uma loja (dependendo das condições da mesma) como: cadeiras, ar-condicionado, estande de lanches, ambientação, seguro, sistema de alarme, abertura e legalização de uma empresa, ect... gira em torno de R$ 60.000,00 (só mágico consegue com menos).

A parte relativa à informática é fácil, se você tem conhecimento, já no quesito estruturação é que mora o perigo ! Em primeiro lugar você deve analisar se a loja que você está alugando terá um público aceitável, se não está perto de nenhuma Instituição de Ensino (menos de 300m), deve verificar se é possível a liberação de um alvará para abertura (busca prévia), verificar se na loja são necessárias obras (pintura, etc...) para a instalação que você quer fazer, licença do juizado de menores, estrutura de rede elétrica, e por aí vai... são tantos detalhes que poderia criar uma imensa lista !

Sem contar que você deve correr atarás dos menores preços, para que no final o seu capital de giro se encaixe com o orçamento da loja (receita X despesa) e ainda lhe sobre um fundo de reserva emergencial para no mínimo, pagar 3 meses de operação da loja (aluguel + taxas: IPTU, luz e água).

Você ainda deve atentar para os 3 fatos mais importantes:

- Tempo de retorno do Investimento

- Fundo de Caixa Reserva (emergencial)

- Custo Operacional X Faturamento

Se tudo estiver em cima dos eixos é só você somar força de vontade com o espírito de empreendimento e começar a trabalhar !

Obs: estimativas realizadas para abertura de uma LAN House no Rio de Janeiro e com toda a parte legal em dia.

Boa Sorte !

Saudações, 10.gif

sign_blackbelt_a.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa. Faça um plano de negócios. Esse plano ajudará você a administrar a loja, a fazer empréstimos, a conseguir prazos e descontos com fornecedores.

Uma consultoria que faça uma análise de viabilidade financeira e que elabore um plano de marketing é extremamente desejável. Se possuir dinheiro e quiser refinar seu negócio, procure uma empresa que faça consultoria em geoprocessamento mercadológico.

Outra coisa, frequente os cursos da Sebrae. São baratos, ótimos e eficientes. Ou seja, eles tratam do lado prático de tudo.

Para finalizar, LEIA MUITO.

[]'z

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

On 5/19/2003 2:02:39 PM n3wb13 wrote:

Se possuir dinheiro e quiser refinar seu negócio, procure uma empresa que faça consultoria
em geoprocessamento mercadológico.

----------------

Caro n3wb13,

se ele fizer isso detonará com a metade da concorrência, mas é muito caro só a fotogrametria custa em torno de US$ 600. Uma foto só.

emonitor.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito inviável ter que realizar a contratação de uma empresa consultoria em Geoprocessamento para abrir uma simples LAN House... na minha visão uma LAN House só vai atingir a rapaziada de um bairro e não um estado ou região inteiro.

Acho que Geoprocessamento é uma coisa muito grande para uma coisa muito pequena que é uma LAN House.

Obs: somente estou expressando a minha opinião em referência ao assunto !

Saudações, 10.gif

sign_blackbelt_a.gif

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

On 5/19/2003 2:51:58 PM Consultor Doméstico® em Informática wrote:

Caro n3wb13,

se ele fizer isso detonará com a metade da concorrência, mas é muito caro só a fotogrametria custa em torno de US$ 600. Uma foto só.

----------------

Como disse, disponibilidade de capital é requisito quase obrigatório. E como o capital necessário para abrir uma empresa com 30 PC's é por volta de R$150.000, não pensaria 2 vezes em gastar até R$30.000 com consultorias. Vale lembrar que os serviços de consultora de empresas juniores são eficentes e muito baratas (R$2000-R$6000).

Logicamente que esse serviço é um exagero BlackBelt quando a referência é somente uma loja. Mas se, após um bom estudo mercadológico, ficar provado que existe a possibilidade de crescimento dentro da região, por que não investir ? É melhor gastar dinheiro agora e garantir dinheiro no futuro do que o oposto.

OBS: Lembra-se de mim, Quemel ? Comecei a fazer seu curso de Consultoria em maio do ano passado. Saí pois havia mudado para São Paulo para tentar entrar na FGV.

[]'z

Compartilhar este post

Link para o post

Caro n3wb13,

Com certeza disponibilidade de capital é um requisito muito importante para se abrir qualquer negócio... uma pessoa que disponha de R$ 150.000,00 para abrir uma LAN House é um felizardo e com certeza vai ter dinheiro de sobra para contratar uma empresa de consultoria para realizar um estudo mercadológico.

Na minha visão o 'market share' de um LAN House é muito pequeno para se contratar uma empresa de consultoria para realizar um estudo de Geoprocessamento, mesmo que o serviço seja bom e considerado barato (eu não considero barato R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00)... ainda mais se o seu orçamento está apertado...

Falo isso por experiência própria, pois estou em vias de fato de concluir a abertura de uma LAN House com mais 2 sócios e estamos com o orçamento apertadíssimo.

Pelo que eu analisei durante 3 meses de estudos, foi que são necessários alguns itens básicos para se abrir uma LAN House que são: localização do imóvel... isso é um fato muito importante pois o local deve integrar uma área residencial com área comercial, melhor dizendo deve ser um misto das duas coisas, em segundo lugar o mais importante neste campo de atuação é a propaganda (divulgação, promoções, etc...), sem ela não dá nem para iniciar o negócio e por final tem que se analisar os custos de todas as formas possíveis... porém se você dispor de uma capital inicial de R$ 150.000,00 você não precisa se preocupar com este último item...

Obs: mais uma vez só estou expressando a minha opinião e expondo os fatos relativos à abertura de uma LAN House na cidade do Rio de Janeiro.

Saudações, 10.gif

sign_blackbelt_a.gif

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

On 5/22/2003 9:46:26 AM BlackBelt wrote:

Falo isso por experiência própria, pois estou em vias de fato de concluir a abertura de uma LAN House com mais 2 sócios e estamos com o orçamento apertadíssimo.

Pelo que eu analisei durante 3 meses de estudos, foi que são necessários alguns itens básicos para se abrir uma LAN House que são: localização do imóvel... isso é um fato muito importante pois o local deve integrar uma área residencial com área comercial, melhor dizendo deve ser um misto das duas coisas, em segundo lugar o mais importante neste campo de atuação é a propaganda (divulgação, promoções, etc...), sem ela não dá nem para iniciar o negócio e por final tem que se analisar os custos de todas as formas possíveis... porém se você dispor de uma capital inicial de R$ 150.000,00 você não precisa se preocupar com este último item...

Obs: mais uma vez só estou expressando a minha opinião e expondo os fatos relativos à abertura de uma LAN House na cidade do Rio de Janeiro.

Saudações,
10.gif

----------------

Legal o fato de você estar montando uma LAN. Como foi a experiência ? Muito trabalho e pouco resultado eu presumo 1.gif

Você seguiu todo o protocolo ?

[]'z

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Amigo,

É minha primeira experiência administrando alguma coisa que não seja redes de computadores...

Estudei quase tudo sobre LAN House durante dois meses, desde a mais simples até a mais complexa das questões... e levei mais 1 mês para montar e estruturar toda a loja... com isso posso garantir que agora tenho 'know-how' suficiente para falar e opinar o quanto quiser sobre o assunto...

Outra coisa não existe protocolo 'padrão' para se abrir um negócio o certo é tentar encaixar o que você pode gastar com o que você precisa ter para iniciar... e acima de tudo contar com um pouco de sorte.

Se você acha que tive muito trabalho e pouco resultado, você está enganado... o trabalho foi árduo, sim, mais o resultado está sendo compensador...a não ser que você presuma que é pouco faturar R$ 750,00 por dia, sem ter trabalho nenhum... se você pensa assim é por que você deve ganhar muito bem !

Obs: mais uma vez estou expressando minha opinião baseada em fatos relacionados à abertura de uma LAN House na cidade do Rio de Janeiro.

Saudações, 10.gif

Ps. multiplique 750 X 30

sign_blackbelt_a.gif

Compartilhar este post

Link para o post

----------------

On 5/23/2003 10:04:17 AM BlackBelt wrote:

Outra coisa não existe protocolo 'padrão' para se abrir um negócio o certo é tentar encaixar o que você pode gastar com o que você precisa ter para iniciar... e acima de tudo contar com um pouco de sorte.

Se você acha que tive muito trabalho e pouco resultado, você está enganado... o trabalho foi árduo, sim, mais o resultado está sendo compensador...a não ser que você presuma que é pouco faturar R$ 750,00 por dia, sem ter trabalho nenhum... se você pensa assim é por que você deve ganhar muito bem !

Obs: mais uma vez estou expressando minha opinião baseada em fatos relacionados à abertura de uma LAN House na cidade do Rio de Janeiro.

Saudações,
10.gif

Ps. multiplique 750 X 30

----------------

Bem, ao dizer protocolo padrão me referi à cansativa tarefa de estudar tudo exaustivamente, a multiplicação de dúvidas em PG, a criação do Plano de Negócios. Não que isso seja menos gratificante do que o gerenciamento da loja 1.gif

E a ausência de resultados que afirmei fazia parte do processo de abertura da empresa, não dos resultados.

R$750/dia é um resultado impressionante para quem, como você mesmo disse, está na primeira experiência administrativa. Ainda mais em um ramo que está ficando muito competitivo.

Parabéns pela loja.

[]'z

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo n3wb13

Vou dividir a minha resposta em 4 itens que descrevem um pouco da experiência que adquiri neste pouco tempo em que estou atuando no ramo...

-------------------------------------------------------

1º Item

Em primeiro lugar gostaria que você percebesse que logo em um dos primeiros posts deste tópico o amigo “¤ Shaman ¤” falou que o ramo de LAN Houses está saturado...

Procure se basear nisso !

2º Item

Antes de pensar em abrir uma LAN House realizei uma analise de mercado e um estudo de caso (um LAN House de um amigo) e embasado nisso decidi tocar o projeto.

Isso foi uma das peças chaves !!!

Sabendo que mesmo com a inovação poderíamos correr riscos... e para suprir esta deficiência me surgiu a seguinte idéia: Abrir a LAN House em uma região (Bairro) que tenha carência por este serviço (‘concorrência zero’)

Daí para frente é que surgiram os maiores problemas encontrados por nos, tais como: encontrar um bairro que não tenha uma LAN House, que o imóvel esteja a 300m de uma instituição de ensino, que esteja no entorno de uma área mista (residencial X comercial), que a prefeitura e o juizado de menores liberem os alvarás de funcionamento e por aí vai.... posso lhe afirmar que esta parte foi a mais difícil !!!

Depois de muita procura e muitas solicitações negadas pela prefeitura... conseguimos (graças a deus) uma loja que supria por completo nossos preceitos iniciais.

Aí começaram os cálculos com custos... outra dificuldade surgiu: Como encaixar o nosso orçamento inicial com o projeto previamente definido?

Tomamos mais uma surra porém conseguimos fechar as contas !

Por último veio a estruturação: rede elétrica, rede de dados, configuração de servidores, sistema de alarme, ar-condicionado, pintura, ambientação, etc... foram vários finais de semana dormindo na loja para colocar tudo pronto em tempo hábil. Não contratamos ninguém (somente marceneiros para fazerem as bancadas) para fazer isso, pois o orçamento estava apertado, e com isso tivemos que meter a mão na massa.

3º Item

Bom, para iniciar, antes de pensar em abrir uma LAN House, em uma das várias reuniões com os meus sócios e embasado nos estudo que havia feito, informei-os, sobre a saturação no ramo desta atividade...

A primeira questão foi a seguinte: Como obter sucesso em um ramo que já está se estagnando, porém ainda da para aproveitar um pouco ?

A resposta veio na mesmo hora por parte de nos 3: INOVAÇÂO !!! (justamente o que um amigo citou em um post inicial deste tópico)

E logo surgiu outra pergunta: Como inovar ?

Após a visitar a várias LAN House percebi que todas seguiam um mesmo padrão e com isso várias idéias surgiram.

Pensamos em 4 pontos fortes de inovação:

1) Percebemos que todas as LAN’s sempre estavam lotadas de pessoas jogando ou Counter Strike ou Warcraft III... com isso resolvemos colocar uns jogos de corrida de carros (Grand Prix e Need for Speed) para ver se dava certo... foi aí que veio a primeira inovação... resolvemos que ao invés do pessoal jogar através do teclado disponibilizaríamos aqueles volantes com controle de aderência, marcha, pedal de acelerador e tudo mais... isso foi ‘batata’ em duas semanas pagamos os volantes e a licença dos jogos... a utilização de jogos de corrida de carros cresceu assustadoramente e tem semanas que estes jogos superam Counter Strike em nível de audiência.

2) Resolvemos criar um programa de fidelidade no qual os clientes mais assíduos podem fechar pacotes mensais com custos menores do que se fossem comprar o total de horas no modo normal de pagamento.. com isso podemos aumentar nossa receita no inicio do mês e conseguimos pagar as contas sem atraso.

3) Definimos que a parte promocional seria de importante valia... e definimos que semalmente os melhores do ranking receberiam brindes (chaveiros, bonés, camisas, mouse pads... tudo personalizado) e os melhores do mês receberiam brindes surpresa (mouses óticos, licenças de jogos, etc..)... resultado: já tem moleque que vem jogar só para ganhar brindes.

4) Também vimos que o marketing era de essencial importância e sempre que podemos estamos divulgando a nossa Loja no Jornal do bairro, panfletos nas ruas próximas, banners em colégios, em festas, eventos, etc... com isso obtivemos um retorno muito satisfatório

4º Item

Está sendo muito boa a minha primeira investida no mundo dos negócios, tanto na parte financeira... quanto na parte de aprendizado... você não tem idéia de quanto aprendemos. Já estive conversando com os meus sócios e verificamos que temos competência para dar aulas sobre abertura de LAN Houses... quem sabe não abrimos um novo leque e começamos a trabalhar na parte de consultoria para abertura de LAN Houses... isso só o futuro dirá.

A única parte ruim é que estou me desdobrando para ter que trabalhar no meu emprego de carteira assinada, prestar alguns serviços de consultoria em informática, ter que ajudar na loja e ainda ter que estudar para faculdade... to quase virando um vegetal !!! Tem meses que não vou a praia !!!

Saudações, 10.gif

Os: não escrevi nem metade do que passamos para abrir a loja.

sign_blackbelt_a.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Joinville abriu a IllusionLAN.com.br a mais nova das 3 maiores LANS daqui, o dono gastou mais de RS 500 Mil, e vai dmorar um pouco para recuperar, mas é um luxo só. vai sediar o CPL Summer Brasil a final em Junho ou Julho, é só entrar no site.

www.illusionlan.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
[[Template core/front/global/guestCommentTeaser is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]